Depois de ter comprado todos os equipamentos para sua expedição, é necessário arrumar a sua mochila cargueira. Esse é um momento importante, pois você não vai querer carregar sobrepeso e, muito menos, ficar com dor nas costas e estragar sua viagem.



O material mais pesado dentro da mochila deve ficar mais próximo possível do centro de gravidade do usuário (junto ao corpo) e os itens mais leves ao redor e, progressivamente, mais afastados do centro de gravidade.



Dessa forma, coloque o equipamento pesado (barraca, comida, compartimentos com líquido, fogareiro, objetos metálicos, etc) próximo às costas na altura dos ombros. Coloque o saco de dormir e outros equipamentos mais leves no fundo da mochila, já que serão os últimos itens a serem retirados da mochila no final do dia. Outros materiais leves, roupas por exemplo, coloque na parte mais externa da mochila. Espalhe esses pequenos equipamentos pelos bolsos externos da mochila para distribuir o peso. Organize os seus equipamentos de forma os que serão mais utilizados, sejam facilmente acessados.



Em terrenos planos, trilhas e rotas de hikking, o centro de gravidade deve ficar, aproximadamente, no meio das costas. Em rotas alpinas e Via Ferrata, o centro de gravidade deve ficar mais próximo ao centro de gravidade do corpo.